Como escrever e ilustrar o seu primeiro livro infantil
- georgiaartsecrafts
- 24 de nov.
- 4 min de leitura
Dicas de uma ilustradora que nunca foi e não é a melhor escritora, mas que conseguiu publicar um livro
Eu nunca fui aquela aluna que se destacava em redação. Na escola, minhas notas brilhavam mesmo era nas aulas de artes. Português, para mim, parecia só um monte de regras que eu precisava decorar para passar na média.

Com o tempo, entrei no mercado editorial infantil como ilustradora. Li mais de 20 histórias a fundo, além de muitos outros livros que comprei para minha coleção de referências visuais.
Até que, um dia, ouvi uma história que mexeu comigo.
Eu senti que precisava contá-la, e foi assim que escrevi meu primeiro livro infantil. Foi um processo natural, leve e incrível. E hoje eu digo: todo ilustrador de livros infantis deveria viver a experiência de ser autor pelo menos uma vez.

Isso amplia nossa sensibilidade, nos ajuda a entender o outro lado do processo e nos transforma como artistas.
Se você também quer escrever e ilustrar seu primeiro livro, aqui vão algumas dicas que aprendi no caminho:
Dicas de escrita para o seu primeiro livro infantil
1. Observe tudo ao seu redor
Meu primeiro livro nasceu da história real de outra pessoa e essa é, muitas vezes, a maneira mais simples de começar. Se nenhuma história surgir “na sua cara”, observe.
Preste atenção nas pessoas ao seu redor, nos pequenos acontecimentos do dia a dia, na sua família, no seu cachorro, nas memórias da infância, nas conversas que você ouve por aí.
O mundo está cheio de boas histórias esperando para serem contadas. Basta olhar tudo com atenção.
2. Escolha uma temática diferenciada
O mercado infantil é grande, mas ainda existem muitos temas que quase não foram abordados. Por exemplo, o meu livro fala sobre tampão ocular e, quando pesquisei, não encontrei outros títulos com essa temática.
Antes de começar a escrever, pesquise bem:
Existe outro livro parecido?
Como você pode trazer o tema de forma diferente?
Que elemento único você pode adicionar?
Isso ajuda a criar um livro relevante e necessário.
3. Indicação pessoal: Curso do Ilan Brenman
Eu fiz esse curso depois de publicar meu livro, mas adoraria ter feito antes.O Ilan explica diferentes estruturas de histórias, como organizar ideias e como decompor uma narrativa infantil. É didático, prático e com preço acessível. Se você quer investir em um curso antes de escrever, vale muito a pena.
4. Tenha um caderninho de ideias

Criei um caderno só para anotar ideias soltas. Muitas delas nunca virarão livros e tá tudo bem! O importante é registrar sem medo.
Como o Ilan diz no curso, você terá inúmeras ideias… mas apenas uma será sua primeira história publicada. Deixe o caderno ser seu espaço de liberdade criativa.
5. Não tenha medo do português
No meu trabalho como ilustradora, já recebi manuscritos cheios de erros, a editora não se importou com isso. A essência da história é o mais importante. Revisão existe para isso, e todo livro passa por ela.
Se ainda assim bater insegurança, a tecnologia pode ajudar. Eu não uso IA para criar histórias, mas ela pode ser útil para ajustes de clareza, gramática e coesão.
Dicas sobre ilustração para o seu primeiro livro
1. Se você já é ilustrador
Esse é o momento de colocar seus sonhos artísticos em prática! No meu caso, sempre quis ilustrar um livro inteiro usando lápis de cor.

Nunca tinha tido oportunidade, então aproveitei o meu próprio projeto para apostar no meu potencial. E isso acabou se tornando um diferencial do livro.
2. Se você não é ilustrador
Nesse caso, recomendo fazer alguns cursos para pelo menos entender como uma história pode ser contada visualmente.
A Domestika tem cursos rápidos, acessíveis e ótimos para quem quer aprender o básico de ilustração infantil, narrativa visual e criação de personagens.
💡 Dica extra: aprendizados sobre vendas de livros
Escrever e ilustrar é só metade do processo. Depois, é preciso fazer o livro chegar às pessoas. Aqui vão alguns aprendizados pessoais:
• Participe de eventos relacionados ao tema do seu livro
Eles vendem muito mais do que eventos literários tradicionais. Por exemplo: Como meu tema envolve tampão ocular, vendi muito em eventos de oftalmologia.
• Busque parceiros
Mostrei meu livro para oftalmologistas, clínicas e escolas. Isso gerou compras, indicações e até pedidos para trabalhar histórias com as crianças.
• Tenha seu próprio site
Além de vender o livro, você pode criar kits, oferecer marcadores, adesivos, páginas para colorir…Eu vendi muitos conjuntos assim!
Espero que essas dicas te ajudem a dar os primeiros passos como escrever e ilustrar o seu primeiro livro infantil, esse universo tão especial. Lembre-se: o mais importante é começar. O resto você aprende no caminho :)
Com carinho,
Georgia Ilustradora



Comentários